sábado, 4 de setembro de 2010

Instalando o Ubuntu Remix no EeePc 701

Hoje um amigo o @lucianofadel3 perguntou sobre a instalação do Ubuntu no EeePc701, já estava com vontade de instalar a versão Remix para Netbooks, então aproveitei para fazer um pequeno tutorial.

A primeira coisa a fazer é preparar o pen drive para a instalação. Eu uso um programa chamado Unetbootin, encontrado aqui.

Dá para usar o próprio Unetbootin para baixar a imagem escolhida
 Eu já tinha a imagem então usei a opção "Imagem do disco", depois de escolher onde está a imagem é só conferir se ali no fim da tela está setado o drive correto do pen drive que está preparando e dar ok, para seguir para a tela abaixo:



Depois de uns minutos, uns 4 ou 5, o programa vai perguntar se você quer reiniciar (caso esteja preparando o pendrive no mesmo computador que vai instalar) ou se você deseja sair do programa.
O pen drive está pronto. Agora é configurar a BIOS do EeePC 701 para dar boot pelo pen drive.
Fiz um roteiro para quem nunca fez isso.
Para entrar na BIOS, quando o computador estiver iniciando na primeira tela, onde aparece o nome do fabricante, é só pressionar a tecla F2.
Feito isso:
- Escolher a opção Boot do menu superior;
             Selecionar a opção Hard Disk Drivers e selecionar o pen drive como primeira opção de boot, para isso quando ligar o netbook o pen drive tem que estar conectado na máquina.
             Conferir na opção Boot Device Priority se o 1st Boot Device é o pen drive, se não for modificar com +-
- Agora é só escolher a opção Exit e selecionar Exit & Save Changes

O netbook vai reiniciar e dar boot pelo pen drive, para entrar no Ubuntu Remix e testar, selecione "Run Netbook Remix from USB" e se quiser já partir para a instalação a opção é "Install to a hard disk".

Se abrir o Ubuntu Remix rodando direto do pen drive, nas opções de sistema tem o ícone que inicia a instalação, mantendo até as configurações que você por acaso tenha feito, semelhante a instalação via LiveCD.

O processo de instalação é bem simples e pode ser feito todo em português, uma dica é o modelo do teclado, pro EeePc 701 o modelo é USA - USA international (with dead keys).

A instalação demora em média 50 minutos e se o netbook estiver ligado a internet (exceto via wireless) já baixa os pacotes de idiomas atualizados e quando o ubuntu for iniciado, já inicia em português.

Primeira tela do Ubuntu Remix já instalado:



Vou testar essa versão, até então estava usando o Ubuntu 10.04 sem nenhuma personalização para o netbook, posto daqui uns dias minhas impressões.

Atualização 1.1 : Quando terminei de instalar sobraram 800mb

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom,adorei o post,mas pintou duvidas,depois de atualizar,sobrou quando de hd e como faço para atualizar apenas a linguagem para o português,e qual a diferença principal entre o netbook mix e ubuntu normal,sei que o mix é para netbook e tal,mas sentiu diferença de hardware e tal,ficou melhor o sistema...

twitter.com/lucianofadel3

Anônimo disse...

congelou a tela aqui..

fadel32.wordpress.com

Anônimo disse...

Olá, sou eu de novo. Aqui vai uma dica. Testa o Lubuntu, creio que vc vai gostar do visual e além disso economiza muito espaço em disco e na ram. Aabraços e parabéns pela palestra no Latinoware.

APDSJ